.jpg)
.jpg)
41 3324 2141 e 99938 9360
OSTEOPATIA CRANIANA

OSTEOPATIA CRANIANA
A osteopatia craniana é o estudo da anatomia e fisiologia do crânio e das suas inter-relações com o corpo como um todo. Pode ser usada para prevenir e tratar as alterações da saúde, juntamente com a prática osteopática global.
O Dr. William Garner Sutherland, DO (1873 – 1954), foi o fundador da osteopatia craniana, sendo o primeiro osteopata a perceber um sutil movimento dos ossos do crânio e a sua continuidade através de todos os tecidos do corpo. Observando os pequenos detalhes do crânio desarticulado concluiu que uma arquitetura tão complexa somente poderia existir para realização de alguma função específica.
INDICAÇÕES
Os pacientes que apresentam distúrbio do sono, cefaleia, disfunção da ATM, problemas de má-oclusão, síndrome do pânico, fadiga, zumbidos, otites de repetição, fibromialgia, problemas pediátricos, autismo, paralisia cerebral, convulsões, entre outros, podem ser beneficiados com o tratamento da osteopatia craniana.
MECANISMO RESPIRATÓRIO PRIMÁRIO
O Dr. Sutherland definiu a mobilidade craniana global como “Mecanismo Respiratório Primário” e reconheceu esse fenômeno como a maior expressão vital do organismo.
Mecanismo – porque manifesta-se como um sistema composto de muitas partes que trabalham juntas para criar um todo, o qual é, maior que a soma das partes. Os movimentos não são independentes, eles funcionam juntos, dentro de um mecanismo.
Respiratório – porque é o fundamento do metabolismo, permite as trocas de gases e outras substâncias entre os compartimentos do corpo – respiração celular.
Primário – porque é um sistema que vem primeiro. Ele realça todos os processos de vida e dá base para toda a anatomia e a fisiologia, dirigindo todas as funções do corpo.
O movimento do crânio descrito como Mecanismo Respiratório Primário (MRP) depende de seus 5 componentes para ocorrer, sendo eles:
-
O movimento rítmico e inerente do cérebro e da medula espinhal
-
A circulação do líquido encéfalo raquidiano (licor) que banha e nutre o cérebro e a medula espinhal
-
A mudança de tensão provocada pela dura-máter ao redor do cérebro e da medula espinhal. Esta estrutura membranosa inteira age como uma unidade e sua ação é chamada de: “Tensão Recíproca das Membranas"
-
O movimento rítmico e inerente dos ossos do crânio
-
O movimento involuntário do sacro, entre os ilíacos.
O sistema nervoso central também tem seu próprio movimento involuntário ritmado, como a respiração pulmonar e o batimento cardíaco, ele apresenta um ritmo alternado de contração e expansão. O Dr. Sutherland descreveu esta atividade inerente do sistema nervoso como um movimento respiratório com fase de inalação e exalação.
As mãos treinadas do osteopata, conectadas diretamente ao mecanismo respiratório primário, fazem uma avaliação e promovem uma resposta terapêutica. Esta respiração primária é um guia principal e se expressa em todas as células do corpo, influenciando todas as funções corporais. Osteopatas treinados em osteopatia craniana são capazes de colocar suas mãos em qualquer parte do corpo do paciente e perceber a influência deste importante mecanismo.